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4POR1

Conheça algumas vantagens de praticar exercícios físicos em grupo!

Publicado em 14 de agosto de 2017

Você já sabe que praticar exercícios físicos é a melhor forma de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, e agora precisar escolher a atividade física que pretende praticar, mas não sabe o que fazer?

A dica então é escolher uma atividade que você gosta e que se identifica.
Com um alto gasto calórico, as aulas coletivas são ótimas escolhas para quem precisa perder aquela gordurinha indesejada praticando uma atividade divertida em grupo. Além de contribuir para o aumento da resistência aeróbia, resistência muscular, melhora da coordenação motora, equilíbrio, alivio de estresse e ansiedade, o exercício físico coletivo melhora o convívio social, a autoestima e consequentemente o humor fazendo com que seja um momento de bem-estar do seu dia a dia.


O mais importante é encontrar a atividade adequada para você e tornar sua prática um hábito, vamos falar de algumas atividades coletivas, que contam com a motivação do professor e da música:

TREINAMENTO FUNCIONAL- uma aula dinâmica, perfeita para quem tem o objetivo de emagrecimento, ganho de resistência e força. Combinando exercícios que usam o peso corporal e pesos livres (anilhas, halteres, kettlebells), o treinamento funcional é uma ótima opção para quem não gosta de musculação mas curte um treino intenso.

CARDIOMIX- Jump, Gap, Step e Circuito, se você gosta dessas modalidades da ginástica esta é a aula certa! Alto gasto calórico, ganho de resistência aeróbia e resistência muscular são alguns dos benefícios de fazer a aula de cardiomix, além de ser super divertida!

PUMP- a aula de pump consiste em fazer exercícios com barras e anilhas de forma sincronizada e no ritmo da música. Aula intensa que é dividida por grupo muscular, auxiliando a tonificar e enrijecer o corpo inteiro.

AEROCIRCUITO-  nessa aula tem-se a combinação de diversos exercícios de resistência muscular e aeróbia com intensidade de moderada a alta e em formato de circuito. É dividida em tempo de execução e pausa para descanso, contribuindo assim para um gasto calórico mais alto durante e após a aula.

BIKE INDOOR- Essa aula vai superar suas expectativas! Bike indoor é uma opção de exercício que não causa impacto sobre as articulações de tornozelo, joelho e quadril, sendo uma atividade muito indicada para quem tem alguma restrição nessas áreas, além de auxiliar no emagrecimento e tonificar os músculos das pernas.

ZUMBA/RITMOS- prepare-se para queimar muita caloria e ainda se divertir! Para quem gosta de dançar veja alguns benefícios da dança: exercita o equilíbrio, tonifica os músculos, aumenta a resistência aeróbia e melhora o convívio social.

Graciela Vanessa Rocha
CREF 020768-G/SC

Benefícios da Natação

Publicado em 08 de agosto de 2017


Um dos esportes mais completos e recomendados, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos.  
    
Principais benefícios:
Não tem impacto: é um esporte que não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular.
Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.
Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio, com isso acaba ajudando em outras modalidades como a corrida.
Promove a circulação: praticar a natação moderadamente, de 30 minutos a uma hora pelo menos duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.
Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.
Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.
É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

Vanessa Niehues Ribeiro
Professora de natação na ADHering
CREF SC-020244

Aula de Alongamento

Publicado em 07 de agosto de 2017

Os integrantes do Grupo Espelho do programa de emagrecimento e saúde 4POR1, Sandonei Coelho e Camila Baloni, participaram na última sexta-feira, 4 de agosto, da aula de alongamento.



O Grupo Espelho e a nutricionista Luana Effting

Publicado em 04 de agosto de 2017


Esta semana os participantes do Grupo Espelho do 4POR1 receberam o plano alimentar que irão seguir durante o período do programa, cada um elaborado de acordo com seu objetivo.

A nutricionista Luana Effting estará acompanhando cada um deles até o final do projeto.
Se você também quer entrar com tudo nessa, você pode!
Para te incentivar, a nutri listou algumas das orientações que já foram dadas aos 4 participantes, confira!

Evite (e se possível exclua):
  • Farinhas refinadas (qualquer tipo: de trigo, arroz, mandioca, batata, tapioca);
  • Açúcar;
  • Refrigerante, bebidas adoçadas e alcoólicas;
  • Frituras;
Faça:
  • Consuma 2 litros de água por dia (ou mais, caso tenha sede);
  • Pratique atividade física PELO MENOS 3 vezes por semana;
  • Coma mais comida de verdade!;
  • E o mais importante, se houver deslizes, RE-CO-ME-CE!! Se você esperar a vida se ajeitar e querer que tudo saia 100%, você nunca conseguirá! COMECE! E, se escorregar NÃO TEM PROBLEMA, recomece quantas vezes for preciso. Lembre-se que você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste.


Grupo Espelho

Publicado em 03 de agosto de 2017

Confira quem são os participantes do Grupo Espelho do programa 4POR1. 
Eles estão seguindo orientações de educadores físicos e de uma nutricionista.

Lembrando que todos os sócios podem acompanhar o grupo e seguir as instruções do programa.



Você sabe o que é disbiose intestinal?

Publicado em 31 de julho de 2017


Não? Pois saiba que ela tem TOTAL relação com a perda de peso!
A disbiose intestinal é o desequilíbrio da microbiota do intestino, entre as bactérias que protegem o órgão e as que tem ação prejudicial. Esse distúrbio prejudica a absorção de nutrientes e tem como alguns dos sintomas a prisão de ventre, gases e diarreia, e também má digestão, azia, cansaço, dor de cabeça, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e candidíase de repetição. Tudo isso é sinal de que o corpo não está em pleno funcionamento, o que é essencial para uma adequada e duradoura perda de peso!
Como melhorar isto? Aumentando o consumo de PREBIÓTICOS e PROBIÓTICOS. Os probióticos são as bactérias intestinais benéficas e podem ser administrados por meio de suplementos, leite fermentado, kefir ou kombucha, por exemplo. Já os prebióticos são fibras que estimulam a proliferação destas bactérias benéficas. A inulina, a pectina, o amido resistente e os fruto-oligissacarídeos são bons exemplos de prebióticos, que podem ser isolados por processos industriais e, também, ser encontrado em alguns alimentos como: alho, raiz da chicória, aspargos, maçã, banana verde e psyllium.
Os nossos hábitos alimentares atuais nos levam a disbiose, por isso é imprescindível que o acompanhamento nutricional inicie garantindo total equilíbrio da flora intestinal! Lembre-se sempre que não é normal viver com dores ou indisposição. O corpo fala por meio de sinais e sintomas para ver se a gente levanta o bumbum da cadeira e faz alguma coisa por ele. Viu?!
Que hoje seja o dia de começar a mudança! Não segunda-feira, nem na próxima estação, muito menos que vire promessa para o ano que vem! Estamos aqui para te auxiliar no que for preciso, mas a atitude de começar só depende você!

Luana Effting
Nutricionista
CRN 10 5318

Avaliações físicas gratuitas

Publicado em 28 de julho de 2017



Participe do programa 4POR1 praticando atividades físicas e se alimentando de forma mais saudável.

Para incentivar todos os sócios, estamos disponibilizando avaliações físicas gratuitas.

Datas:
Sexta-feira (28/07)
Sexta-feira (04/08)

*Na sala de ginástica entre 19h e 21h. NESSE HORÁRIO NÃO HAVERÁ AULA DE CIRCUITO.

Primeiro mude seus hábitos depois pense em resultados!

Publicado em 24 de julho de 2017



Vivemos numa era em que necessitamos de mudanças em nossos hábitos e estilo de vida.
Por mais que saibamos e assistimos diariamente através da mídia a importância de uma alimentação saudável e de praticar uma atividade física, os números contrariam essa mudança.
Cada ano que passa a estatística de sedentarismo, sobrepeso e obesidade aumenta.
Você sabia que mais da metade da população brasileira está com sobrepeso?
Segundo uma pesquisa da ONU 54,1% dos adultos brasileiros encontra-se acima do peso. O mais alarmante é o aumento do sobrepeso infantil. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, com 7,7%.
O pior de tudo é não vermos programas de incentivo e conscientização do governo para promovermos mudanças com relação a isso. Por tanto, você depende de você mesmo.
VAMOS MUDAR ENTÃO!
Nos dias de hoje temos diversos tipos de modalidades físicas: TREINAMENTO FUNCIONAL, MUSCULAÇÃO, PILATES, GRUPOS DE CORRIDAS, NATAÇÃO, LUTAS e várias outras.
Alexandre das atividades citadas anteriormente qual dessas posso iniciar e quando?
CALMA! Primeira questão: Como está sua saúde? QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE FOI AO CARDIOLOGISTA? Seus exames de “rotina” colesterol-triglicerídeos como estão? Você tem alguma outra patologia?
O ponto de partida é averiguarmos como sua saúde se encontra, detalharmos tudo para evitarmos possíveis imprevistos no decorrer do trabalho. Posteriormente realizaremos uma avaliação física, através dela traçaremos seus objetivos por meio de sua composição corporal:
Peso, perimetria “circunferência” e dobras cutâneas, também avaliaremos possíveis alterações posturais.
Após esses exames e avaliações é que iremos definir seu programa de treinamento. Quais as atividades físicas que se enquadram melhor ao seu objetivo e a sua condição (caso haja alguma patologia). Será realizado um plano de treinamento e iremos direcionar você a uma nutricionista.
Nosso maior objetivo é alterarmos sua composição corporal, promovermos uma mudança de vida e de hábitos, com auxílio e acompanhamento nutricional. Ninguém melhor do que um profissional para adequar sua alimentação conforme suas condições e restrições. Certo? Independentemente da modalidade que você escolha, ou seja, direcionado, faça seu treino extremamente concentrado.
Durante esse período "desligue-se do mundo", esqueça seus problemas e afazeres. Converse apenas com seu corpo. Como é ótima essa sensação!
Em uma era em que somos muito exigidos pela conectividade, considero fundamental a realização de alguma atividade que consiga, nos "desligar" das pressões do trabalho, vida pessoal e direcionar o foco para uma única atividade.
Em esportes como ciclismo, corrida, natação, luta, entre outros, isso é muito bem estabelecido. Na musculação, no entanto, observo um descaso muito grande sobre essa conexão mente/corpo. Com isso, os praticantes que não se atentam a esse detalhe, estão desperdiçando um dos mais preciosos benefícios do exercício!
Para finalizar, não espere milagre imediato, faça o seu treino diariamente, siga arrisca sua dieta. Jamais espere resultados mirabolantes do seu novo suplemento, vá dormir cedo, o sono é extremamente importante no seu processo recuperativo e no seu desenvolvimento muscular.
Supere-se a cada dia. Mantenha total concentração no seu treino. Ouça atentamente as dicas e conselhos do seu professor, ele está ali para te ajudar.
Com relação a tal da blogueira fitness que você tem como inspiração? Ok continue a admirando, mas o treino dela foi prescrito para ela. Siga seu planejamento. Procure ser a melhor versão de você mesmo! Não somos iguais, nem diferentes.... Somos únicos!
BONS TREINOS!


Alexandre Walter
Personal Trainer e Professor de Musculação na ADHering
CREF SC-010432


Resultado da 2ª etapa do 4POR1

Publicado em 20 de julho de 2017



E a vencedora da 2ª etapa do 4POR1 foi...
Camila Baloni.

Com isso, o Grupo Espelho está formado!

Camila Baloni
Danielli Rubia Provezi Demétrio
Sandonei Coelho 
Verônica Dias Soares Amaral

Lembrando que todos os sócios podem acompanhar o grupo e seguir as instruções do programa.
 

Quem fará parte do 4POR1

Publicado em 18 de julho de 2017



Grupo Espelho

Selecionados:

Danielli Rubia Provezi Demétrio
Sandonei Coelho
Verônica Dias Soares Amaral

Sorteados para a 2ª etapa:
Ana Claudia Simões Borges
Andreia Raquel Sadzinski
Camila Baloni
Camila Schreiber Heckler
Caroline Bernedt
Juliano Alexandre Momm
Marcela Eilers
Marcelo Biassusi da Luz
Mariane Clarisse Hasckel
Rogério Eskelsen

O último integrante (um dos 10 sorteados para a 2ª etapa) do Grupo Espelho será selecionado da seguinte forma:
Os 10 sorteados receberam uma imagem enviada pela comissão responsável pelo projeto e esses deverão postar essa imagem em seus perfis no Facebook, dizendo que estão participando da seleção do projeto.
O sócio com maior número de curtidas na publicação será selecionado como último integrante do Grupo Espelho. Serão contabilizadas apenas as curtidas nas publicações iniciais, não sendo válidas as curtidas em compartilhamentos, bem como, comentários.
A contabilização será realizada no dia 20 de julho, às 17h.
 



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