ÁREA DO ASSOCIADO SEJA SÓCIO

4POR1

Outubro Rosa: Atividade física e o câncer de mama

Publicado em 19 de outubro de 2017

Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As células do nosso corpo crescem e morrem em um ritmo sistemático. A anomalia em que este ritmo é alterado, quando as células crescem de maneira desordenada, dá-se o nome de câncer. Quando o tumor cresce sem acometer os tecidos adjacentes, ele é considerado um tumor benigno, já quando acomete tecidos próximos ou se espalha pelo corpo, chamamos de maligno.

As formas de tratamento são a radioterapia (raios ionizantes) , quimioterapia (coquetel de medicamentos) ou cirurgia.A escolha depende do tipo e estágio em que a doença se encontra, por isso a importância do diagnóstico precoce, pois quanto antes o paciente iniciar o tratamento, maiores são as chances de sucesso.
Muitas vezes a cirurgia é a saída para os tumores na mama, a conhecida mastectomia, porém, todas as intervenções incluem efeitos colaterais, nos casos de radio e quimioterapia, os colaterais podemos citar a fraqueza, indisposição, náuseas, vomito, dores pelo corpo, perda de elasticidade e fibroses.


A atividade física pode compor o programa pré-cirúrgico, bem como a reabilitação do paciente. Cada caso é único e a prescrição de exercícios deve ser individualizada, respeitando o estágio atual do paciente.
Todas as intervenções, sejam elas nutricionais, medicamentosas, bem como a fisioterapia e a atividade física, devem ser destinadas a melhorar o quadro do paciente, seja na perda de peso que muitas vezes pode auxiliar o tratamento, no alivio da dor ou sintomas.

Atividades como a musculação ou caminhadas melhoram a frequência cardíaca, e podem também auxiliar no fortalecimento e prevenir a perda de massa muscular, melhora os níveis de glicemia, auxilia na manutenção de um peso corporal ideal, melhora a qualidade do sono e melhora os quadros de fadiga crônica resultante do tratamento medicamentoso. Os alongamentos presentes nas aulas de ioga, pilates, musculação e danças podem auxiliar nas fibroses, resultados dos procedimentos cirúrgicos, bem como a rigidez tecidual (efeito colateral da radioterapia).

A mastectomia afeta não só o corpo da mulher, mas também a sua autoestima, neste sentido, atividades coletivas como a dança podem ser grandes aliadas no pós-operatório.
Dançar proporciona a mulher um contato com sua identidade e promove melhoras em aspectos psicológicos. Para combater as dores e a fibrose resultantes do tratamento, os alongamentos e os movimentos ritmados podem auxiliar na manutenção dos níveis de flexibilidade, pode ser uma forma descontraída de trabalhar o sistema cardiorrespiratório, bem como, o desenvolvimento psicossocial, estreitamento dos laços afetivos, acertando uma coreografia, distraindo-se, interagindo e não se isolando.

Fique atento aos sintomas, previna-se, em caso de manchas na pele, nódulos pelo corpo ou perda de peso inexplicável, procure um especialista. Quando diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são maiores.

Peterson Cristiano Rosa
Cref SC-019714


Programa 4POR1 - Reta Final

Publicado em 11 de outubro de 2017

Outubro é um mês muito importante para os 3 participantes do Grupo Espelho do Programa de Emagrecimento e Saúde 4POR1. Eles estão na reta final do programa e estamos muito orgulhosos pela persistência e resultados obtidos até aqui!

Na última avaliação realizada no dia 11 de setembro, o Grupo Espelho, com apoio de todos os profissionais de educação física e nutrição da ADHering, atingiu metas bem importantes para eles e para o programa.

O Sandonei Coelho conseguiu emagrecer 4 quilos, diminuiu a circunferência da cintura de 93cm para 89cm e do abdômen de 98cm para 93cm. A porcentagem de gordura que era 22,4% baixou para 20%. Ele segue realizando as atividades do programa, com musculação 4 vezes por semana, natação 2 vezes e circuito 1 vez, complementando seu treino com a prática de corrida.


A Camila Baloni perdeu 6 quilos, a circunferência da cintura passou de 77,5cm para 71cm e abdômen diminuiu de 86cm para 80cm. O percentual de gordura corporal mudou de 32,2% para 27,9%. Ela segue seu treino com treinamento funcional, bike e natação 2 vezes por semana.



A Danielli Demétrio, que antes do programa pesava 94 quilos, baixou para 85 quilos, a circunferência da cintura mudou de 105cm para 97cm e abdômen de 119cm para 105cm. A gordura corporal que antes era 39% passou para 33%. Ela também segue os treinos realizando bike 2 vezes por semana e musculação 4 vezes.



Todos seguem empenhados e muito dedicados no programa. Parabéns Sandonei, Camila e Danielli!
No dia 20 de outubro realizaremos o Desafio 4POR1, um circuito especial de bike, musculação, corrida e treinamento funcional, no qual os integrantes do Grupo Espelho formarão seus próprios times. Esses serão formados por até 15 sócios que serão convidados pelos integrantes do Grupo Espelho.

O evento começa às 19h30min no ginásio. Serão sorteados no dia brindes da Nossa Forma.

O objetivo é divulgar a reta final do programa, motivando e aumentando a interação do Grupo Espelho com todos os sócios do clube.
*Sócios interessados em participar do Desafio 4POR1 deverão entrar em contato diretamente com um dos integrantes do 4POR1.


Desafio 4POR1

Publicado em 04 de outubro de 2017

 Desafio  4POR1 será um circuito especial de bike, musculação, corrida e treinamento funcional, no qual os integrantes do Grupo Espelho formarão seus próprios times.

Os times serão formados por até 15 sócios que serão convidados pelos integrantes do Grupo Espelho.  O evento acontecerá no dia 20 de outubro às 19h30min no ginásio. Serão sorteados no dia brindes da Nossa Forma.

O objetivo é divulgar a reta final do programa, motivando e aumentando a interação do Grupo Espelho com todos os sócios do clube.

*Sócios interessados em participar do Desafio 4POR1 deverão entrar em contato diretamente com um dos integrantes do 4POR1.



A importância da Flexibilidade

Publicado em 29 de setembro de 2017



Se você busca qualidade de vida ou condicionamento, o trabalho de flexibilidade deve estar nos seus planos!
A capacidade física é crucial para a sua saúde, seja na manutenção da sua postura no dia a dia ou para um movimento mecanicamente harmonioso na sua pratica esportiva, como por exemplo, uma passada mais ampla na corrida ou uma braçada mais eficiente na natação.

Para alcançar a flexibilidade almejada os alongamentos são as ferramentas mais conhecidas, muitas vezes incompreendidos, devem apresentar um contexto respeitando a individualidade de cada pessoa e a especificidade de cada modalidade.

Dia a dia, trabalho, rotina e postura: independente da sua função, o seu trabalho exige de seu corpo. O nosso corpo sempre busca poupar energia, se você trabalha no pesado, os esforços repetitivos podem sobrecarregar uma musculatura e um padrão compensatório de movimento pode surgir, se você trabalha muito tempo sentado ou em pé, muitos músculos podem encurtar-se e enfraquecer-se, levando a uma perda do controle postural. Os alongamentos entram neste caso com o intuito de auxiliar na recuperação de um padrão postural ideal.

No lazer: Quer ter uma longa carreira no esporte?! Não deixe que as lesões te impeçam de praticar sua atividade favorita! São recorrentes problemas articulares em praticantes de várias modalidades. Os alongamentos neste caso são importantes para a manutenção de um gesto técnico adequado.

Peterson Cristiano Rosa
Cref SC-019714

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve

Publicado em 21 de setembro de 2017


No dia a dia de uma academia é comum encontrarmos alunos desmotivados e a um passo de desistir de tudo. Estes alunos, por diversas vezes tentaram introduzir uma atividade física na sua rotina e por qualquer motivo falharam.  Seja muita chuva ou muito sol, muito frio ou muito calor, muita preguiça ou muito estresse, eis que surgem os mais diversificados motivos para faltar ao treino.

Entre todos esses alunos, há algo em comum: a ausência de um objetivo.

SIM!!! Se você não tem uma meta, seja ela para redução de gordura ou ganho de massa, tem tudo para desmotivar e desistir. Precisa ser uma meta maluca de curto prazo e evolução absurda? Depende. Se tem casamento daqui um mês e precisa reduzir as medidas para entrar no vestido ou alguma meta parecida, estabeleça metas junto com seu professor e siga em frente.

Caso contrário, planeje com cautela e paciência, respeitando os limites de seu corpo. O emagrecimento lento é mais saudável e reduz a chance de ocorrer o efeito sanfona. Tenha em mente uma meta final e parcele a mesma em várias metas menores. Faça uma avaliação física no começo, no meio e no fim, acompanhe os resultados com seu professor e nutricionista, acima de tudo, confie no trabalho deles.

O seu OBJETIVO e o seu SACRIFÍCIO são proporcionais. Quanto maior o objetivo, maior o sacrifício!

Alcides Egon de Oliveira
CREF 020200G/SC

Recado da Camila Baloni

Publicado em 18 de setembro de 2017

A Camila do 4POR1 também tem um recado para vocês!



Persista! Você PODE!

Publicado em 15 de setembro de 2017

Você já se perguntou porque decidiu mudar seus hábitos?



Existem diversos motivos para que as pessoas decidam fazer uma atividade física, podendo ser por estética corporal, saúde ou qualidade de vida, para manter-se ativo ou até mesmo para descansar a mente nessa hora do dia. E esses motivos são elementos essenciais na construção de suas metas e para se ter um bom desempenho.

Com o dia a dia corrido é normal muitas vezes você se ver sem tempo, cansado ou até mesmo com preguiça de ir treinar, problemas pessoais ou no trabalho também influenciam, e muito, mas coloque na sua mente:
VOCÊ é a sua prioridade nesse momento, ninguém pode ir treinar por você, ninguém pode emagrecer, ganhar resistência, melhorar a sua saúde por você! Isso é o SEU trabalho, que somente uma pessoa pode realizar e também cobrar: VOCÊ!

Persista no caminho!

Nós profissionais estamos aqui para ajudar no que for preciso para que você se mantenha firme em busca dos seus objetivos.

Graciela Vanessa Rocha
CREF 020768-G/SC


Primeiros Resultados - Grupo Espelho

Publicado em 14 de setembro de 2017

Quinta-feira com ótimas notícias!
 
Estamos felizes em compartilhar com vocês os primeiros resultados da avaliação do Grupo Espelho do Programa #4POR1 realizada no dia 11/09. O acompanhamento cardiológico, nutricional e físico, aliado à disciplina e comprometimento, é o caminho para quem tem o objetivo de buscar saúde e emagrecimento.



Confira o programa de treinamento do grupo espelho:

Camila Baloni
2x por semana:
Treinamento funcional, bike indoor e natação.

Ela pratica 45 minutos de bike indoor / intervalo de 30 minutos / 45 minutos de natação.

Danielli Demétrio
2x por semana:
Bike indoor.

4x por semana:
Musculação.

Sandonei Coelho
4x por semana:
Musculação.

1x por semana:
Circuito.

2x por semana:
Natação.

Ele pratica treinos complementares de corrida.

IMPORTANTE
Devido a questões pessoais, a participante Verônica Amaral não faz mais parte do Grupo Espelho.

Primeiros resultados - Nutricionista Luana Effting

Publicado em 12 de setembro de 2017

Confira o que a nutricionista Luana Effting tem a dizer sobre os primeiros resultados dos participantes do Programa 4POR1. 



Como você tem preparado e armazenado os seus alimentos?

Publicado em 05 de setembro de 2017

O modo de preparo e armazenamento dos alimentos pode estar influenciando nos seus resultados!


 
Você tem preparado e armazenado seus alimentos corretamente?
Normalmente, nos preocupamos com a comida em si e ignoramos o modo de preparar e armazenar os alimentos. Confira algumas dicas que podem melhorar a sua saúde e também a perda peso?
  1. Não consuma alimentos queimados. Em alguns alimentos queimados há formação de acrilamida, uma substância neurotóxica e cancerígena, portanto, joguem fora. Segundo a OMS, qualquer exposição a essa substância representa um risco.
  2. Prefira armazenar os alimentos em potes de vidro, principalmente, alimentos gordurosos e que estejam quentes. Potes de plástico podem liberar uma substância chamada Bisfenol A (BPA) que é um desruptor endócrino.
  3. Não consuma alimentos fritos. Este é o pior método de cocção que deixa os alimentos cheios de gordura oxidada e gera uma série de compostos tóxicos.
  4. Prefira cozinhar vegetais no vapor “al dente”, pois desta forma se preserva melhor os nutrientes.
  5. Não utilize panela de alumínio, pois partículas do alumínio migram para a comida. O consumo em excesso interfere na absorção de selênio e potássio. Além disso, pode provocar constipação intestinal, anorexia, cefaleia, esquecimento e hiperatividade.
  6. Evite o consumo frequente de churrasco. Nesse processo, a gordura da carne pinga e atinge o carvão, formando AH (amino-heterocíclicos) e HAP (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos), substancias inflamatórias que podem causar até câncer. O alerta é para aqueles que consomem diariamente em buffets.
Luana Effting
Nutricionista - CRN 10 5318  



Rua General Osório, 2,170
Blumenau - SC - 89041-002
(47) 3325-1645
(47) 98413-7633 (VIVO)

REDES SOCIAIS

Participe das redes sociais do Clube ADHering!

Facebook Instagran

ATUALIZE SEUS DADOS

Com seu contato atualizado é possível receber os informativos do clube sobre atividades, eventos e situações financeiras.

OK
Copyright © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela FVSOLUÇÕES